1º de Maio - Dia de Hinokishin / 1st May - Brazilian Hinokishin Day
Como é hábito aqui no Brasil, a Igreja Tenrikyo promoveu o seu Dia do Hinokishin no dia 1º de maio, aproveitando o feriado do dia do Trabalho.
Em Campinas, realizamos a atividade do Dia do Hinokishin na Associação Campineira do Cego Trabalhador, numa fria manhã de outono. Oyagamissama nos concedeu uma manhã sem chuva para podermos realizar esta atividade alegremente.
Hinokishin é uma forma de agradecimento à Deus pelo corpo que possui. Os ensinamentos da Tenrikyo nos dizem que o corpo é um empréstimo de Deus e sendo assim, devemos tratá-lo com bastante cuidado.
Hinokishin é também uma forma de salvação de nossa alma. É uma forma de evoluir espiritualmente.
Muitos confundem o Hinokishin com trabalho voluntário. É muito mais que isso, pois vc faz algo pra ajudar outras pessoas, porém direcionando sempre o pensamento de gratidão à Deus.
No livro Doutrina de Tenrikyo tem-se: “Quando sentirmos realmente a graça em tudo que sucede diariamente, a alegria de agradecer-lhe se manifestará naturalmente em nossas atitudes e ações. Isso nos foi ensinado como Hinokishin ou dedicação do dia.” Ou seja, o Hinokishin é um ato de alegria incessante do dia-a-dia, e assume as mais variadas formas. Se encarregar das coisas alegre e animadamente, com espírito de gratidão, de conformidade com a fé, isto se torna por inteiro em Hinokishin.
Conforme o Hino Sagrado VII, verso 8, temos:
Como a Residência é terreno de plantio de Deus, as sementes brotam todas,
O Hinokishin, originariamente, feito em Jiba é o mais importante, mas pode-se referir a dedicação à Igreja que recebe a razão de Jiba, e num sentido mais amplo, a todos os atos que contente Deus-Parens.
<< Home