Kzoo on The Rocks

Descreverei minha vida, o meu dia-a-dia, os meus passeios, os meus amigos, sob minha distorcida ótica. I'll describe about my life, my day by day, my trips, my friends, under my distorted view.

quarta-feira, abril 29, 2009

Situação do México diante da Gripe Suína

ESTADO DE GUERRA

Uma amiga me escreveu perguntando se de verdade, tudo que ela lia nos jornais do Brasil era verdade sobre o que passa no México ou estavam exagerando.

Na verdade, a coisa é pior. Olha so como esta afetando as nossas vidas.

Desde o dia 23 de abril as escolas da Cidade do México, Estado de México e sao Luis Potosi foram fechadas. Depois a norma foi extendida para toda o país ate o dia 6 de maio. Incluindo as creches, que fez com que muitas maes comecassem a faltar no trabalho por nao ter com quem deixar os filhos. O governo pede aos patroes para serem mais flexiveis diante dessa situacao.

A recomendacao de evitar lugares com muita gente fez com que a Federacao de Futebol decretasse que os todos os jogos do Campeonato Nacional se realizassem com portas fechadas. Uma perda estimada de $90 milhoes de pesos so de entradas (6 milhoes de dolares).

Igrejas tambem foram fechadas, as missas sao trasmitidas por radio e TV. Cinemas, teatros e museus tambem fecham as portas.

Ontem o governo da Cidade do México anuncia que todos os Restaurantes, Bares e Danceterias tambem fechem as portas. Os restaurantes so tem autorizacao para vender comida pra viagem. Se estima que essa medida afecta a 400 mil empregos diretos e 900 mil indiretos

Aqui no escritorio, os diretores autorizam que os empregados comam nos seus lugares para que evitem sair.

Tambem ja surgiu um boato que vao cancelar os servico de transporte publico. Cuba e Argentina ja cancelaram todos os voos para o Mexico. Japao exige que os mexicanos tramitem a visa no Consulado (antes o tramite era no aeroporto na chegada), apresentando certificado medico, com a resalva que estaram monitorando o estado de saude dos mesmo durante toda a viagem e depois do desembarque.

As empresas japonesas tambem estao fechando as portas e mandando seus empregados japoneses de volta ao Japao. Inclusive na minha. O diretor ja pediu que regressem, mas que a decisao final era de cada um.

Comentário da Tchitose Sanabe, diretamente da Cidade do México