Wat Phra Kaew
É o mais conhecido templo monastério da Tailandia.
Fui pra lá com Apinan de carona com sua equipe de campo, um motorista e o cameraman no carro da Channel 5 TV.
Paramos primeiro em Lak Meuang, um templo budista onde estava ocorrendo um evento com os maiores lutadores de Muay Thai.
Apinan me apresentou a alguns lutadores, todos medalhistas olímpicos da categoria. Pena q eu não conhecia nenhum deles!!!
Depois disso, nos separamos da equipe e fomos, eu e Apinan conhecer Wat Phra Kaew.
Ah, antes demos uma paradinha num pequeno restaurante pra fazer uma boquinha. Gente, estou começando a me acostumar a comida adocicada daqui. E é claro apimentada. Mas estou indo com calma com a pimenta, pois sei q as consequencias podem não ser boas! Costumo chamar as mais fortes de "Te pego na saída!!".
E acho que comer, fora a questão da violencia (quando tem) é uma das maiores preocupações dos viajantes. No meu caso, tenho a companhia de Apinan que é um guia perfeito, pois me explica exatamente o que fazer e como me comportar. O restaurante em si, não era um exemplo de limpeza, organização e espaço mas tinha comida boa, barata, além da simpatia dos donos. Paguei 20 Baht (R$1) por uma cumbuca de macarrao frito Tailandes.
Bom, barriga cheia, atravessamos a rua e avistamos Wat Phra Kaew. Só de visitar Wat Phra Kaew, já considero válida a minha viagem pra Tailandia.
Trata-se de um templo budista gigantesco, onde a família real costuma frequentar e impressiona pela grandiosidade e pela arquitetura.
É cobrada uma entrada de 250 Baht (R$13) por pessoa estrangeira. Os Tailandeses tem entrada de graça.
E se eu quisesse bancar o Tailandes?? Veja bem, estimado comparsa, é muito fácil desmarcarar um falso Tailandes. É só falar "pom mee ar gàrn tórng ruang" e esperar a reação do elemento. Se cair na gargalhada ou fizer cara de inconformado, pode deixar passar que é Tailandes. Porque não é todo dia que um desconhecido chega pra vc e fala "eu tive diarréia" e vc fica indiferente a isso!
Bom, voltando a visita, gastei 1 rolo de filme somente aqui. Cada canto do monastério tem algo de especial que só quem vem pra cá consegue captar.
Eu defino o ambiente daqui simplesmente como fantástico, digno de filme, daqueles em que vc até sonha em ir, mas sabe que nunca iria, pois considera algo exótico demais.
Mas é possível sim, com certeza!
Parafraseando Prof.Paré, sempre digo que a vida é composta de escolhas. Vc tem apenas que escolher o quer e encarar as consequencias da sua escolha. Essas consequencias se resumem a um caminho que chegará a um ponto que todos chamam de objetivo.
Para alcançar o objetivo, é claro, sempre encontramos algumas pedras pelo caminho.
O problema da maioria das pessoas, é que só conseguem enxergar as pedras e se esquecem do objetivo.
Eu mesmo estou aprendendo a lidar com isso. Ao invés de só enxergar as pedras, eu tento enxergar as flores pelo caminho, isto é, as oportunidades.
A viagem pra Tailandia foi uma oportunidade. Como já iria para o Japão, Bangkok poderia ser um stop. Ainda mais com o convite de Apinan para guiar-me e acolher-me em sua casa.
Percebi, nessa visita, como é bom ter uma companhia para tirar fotos suas. Apinan, além de reporter esportivo da Channel 5 TV, gosta de fotografia e tira boas fotos, como vcs podem perceber. Normalmente, minhas fotos nunca saem do jeito que eu gostaria.
A arquitetura de Wat Phra Kaew é tipicamente Tailandesa, mas alguns dos templos anexos daqui tem estilo chines. Eu mesmo não sabia diferenciar, mas agora ficou fácil. Depois dessa aula in loco, qualquer um aprende. Até eu!
O ponto alto da visita foi entrar no templo principal e ver o Emerald Budha. Devemos tirar os sapatos pra entrar e é proibido tirar fotos, bem como filmar. Inclusive, para fazer a visita ao monastério, é necessario estar com sapatos fechados e nada de roupas apertadas ou curtas. Afinal de contas, é um templo e devemos respeitar.
Bom, não tem como descrever em palavras o ambiente. É necessário estar aqui para ver e sentir.
As paredes são todas pintadas com motivos tailandeses e ornadas com quadros com episódios da vida de Budha. O teto é coberto por um tecido acetinado vinho e enfeites dourados. O altar, se é que posso chamar assim tem diversas estátuas de Budha.
Curioso que cada estátua tem seu um guarda-chuva. E o guarda chuva indica o nível de importancia da pessoa. Se um guarda-chuva tiver muitas "camadas" ou "alturas", indica que seu dono tem um certo nível de importancia. As menores estátuas tem 5 "alturas". As maiores, 7, que chegam a ter uns 3 metros de altura. E todo objeto do altar é dourado.
Quando adentramos ao templo, Apinan curvou-se para o Altar, fazendo a sua reverencia. Depois ficamos ali, contemplando. Porque não há outra coisa a fazer senão contemplar.
Bom, passeio finalizado, resolvi ajudar o guarda real!!!
<< Home